Finanças e Segurança Social para tradutores 投稿者: crilim
|
Olá a todos.
Sou uma nova tradutora e tenho uma dúvida que nem as Finanças, nem a Segurança Social conseguem esclarecer...
Há uns meses assinei contrato com uma empresa de tradução e adaptação, onde recebo um salário bruto e todos os descontos, etc, estão por minha conta.
No que toca a remuneração, eles enviam-me um PO e a partir daí eu preencho um "invoice" e envio-lhes para procederem ao pagamento. Mas pelo que sei, estes documentos não s�... See more Olá a todos.
Sou uma nova tradutora e tenho uma dúvida que nem as Finanças, nem a Segurança Social conseguem esclarecer...
Há uns meses assinei contrato com uma empresa de tradução e adaptação, onde recebo um salário bruto e todos os descontos, etc, estão por minha conta.
No que toca a remuneração, eles enviam-me um PO e a partir daí eu preencho um "invoice" e envio-lhes para procederem ao pagamento. Mas pelo que sei, estes documentos não são válidos em Portugal.
Nas finanças disseram-me que bastava preencher o Anexo J - respeitante a rendimentos obtidos do estrangeiro - da declaração de Rendimentos (IRS), no final do ano.
Noutra repartição das finanças já me disseram que terei de passar recibos verdes. Então em que ficamos?
E segurança social? Como funciona? É que é frustrante ter sempre informações contraditórias dependendo da loja do cidadão a que vamos.
Alguém me pode ajudar ou indicar alguém neste sentido?
Muito obrigada!
[Edited at 2010-11-11 12:51 GMT] ▲ Collapse | | | Finanças e SS | Nov 11, 2010 |
A empresa é portuguesa ou estrangeira? | | | Finanças e SS | Nov 11, 2010 |
É estrangeira. Inglesa, portanto. | | | Finanças e SS | Nov 11, 2010 |
Não percebo qual a dúvida das Finanças e da Segurança Social.
Deverá abrir actividade de tradução nas Finanças e a cada pagamento que lhe fizerem deverá passar um recibo verde.
Quanto ao Anexo J, é dúbio. Eu costumo apresentá-lo porque a minha contabilista acha por bem fazê-lo. Mas o Anexo J é para rendimentos auferidos "NO" estrangeiro, não "DO" estrangeiro. Penso que foi também uma informação errada que me deram nas Finanças.
Pode por ... See more Não percebo qual a dúvida das Finanças e da Segurança Social.
Deverá abrir actividade de tradução nas Finanças e a cada pagamento que lhe fizerem deverá passar um recibo verde.
Quanto ao Anexo J, é dúbio. Eu costumo apresentá-lo porque a minha contabilista acha por bem fazê-lo. Mas o Anexo J é para rendimentos auferidos "NO" estrangeiro, não "DO" estrangeiro. Penso que foi também uma informação errada que me deram nas Finanças.
Pode por isso apresentar normalmente a sua declaração de IRS sem esse anexo.
Fica isenta de Segurança Social durante um ano, mas um ano depois deve inscrever-se na SS para começar a descontar.
Caso trabalhe para uma empresa portuguesa, esta é obrigada a reter 21,5% em sede de IRS. ▲ Collapse | |
|
|
Finanças e SS | Nov 11, 2010 |
Muito obrigada Ivana!
Só estava confusa com as informações contrárias que sempre me davam... E não saía do mesmo sítio!
Como já tive recibos verdes, já terei de descontar!
Mais uma vez obrigada! | | | Rosa Alves ポルトガル Local time: 23:59 ドイツ語 から ポルトガル語 + ... Tb não preencho anexo J | Nov 11, 2010 |
Também não preencho o anexo J. Entrego a declaração normal. Penso que, ao trabalhar para o estrangeiro, terá de preencher a declaração recapitulativa relativa a serviços prestados para a UE (mesmo que não esteja em regime de IVA). Veja neste fórum as recentes perguntas que foram colocadas relativamente a este assunto.
A retenção na fonte de 21,5% (para empresas portuguesas) só é obrigatória se estiver em regime de IVA e, logo, se ultrapassar os cerca de 10 000 euros n... See more Também não preencho o anexo J. Entrego a declaração normal. Penso que, ao trabalhar para o estrangeiro, terá de preencher a declaração recapitulativa relativa a serviços prestados para a UE (mesmo que não esteja em regime de IVA). Veja neste fórum as recentes perguntas que foram colocadas relativamente a este assunto.
A retenção na fonte de 21,5% (para empresas portuguesas) só é obrigatória se estiver em regime de IVA e, logo, se ultrapassar os cerca de 10 000 euros num ano. Para valores anuais inferiores, esta retenção é opcional.
Boa sorte! ▲ Collapse | | | To report site rules violations or get help, contact a site moderator: You can also contact site staff by submitting a support request » Finanças e Segurança Social para tradutores Trados Studio 2022 Freelance | The leading translation software used by over 270,000 translators.
Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop
and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.
More info » |
| TM-Town | Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business
Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.
More info » |
|
| | | | X Sign in to your ProZ.com account... | | | | | |